Em uma ligação telefônica nesta quarta-feira (6/11), Kamala Harris reconheceu sua derrota na disputa presidencial para Donald Trump e o parabenizou pela vitória, conforme informou um assessor de campanha da vice-presidente, em entrevista ao Washington Post. Durante a conversa, Harris teria expressado felicitações a Trump e ressaltado a importância de uma transição de poder pacífica, destacando que o próximo presidente deve ser alguém que represente “todos os americanos”.
A vice-presidente e então candidata à presidência dos Estados Unidos também fará um pronunciamento à nação nesta tarde, às 16h (18h no horário de Brasília), em um evento na Universidade Howard, em Washington, onde se dirigirá aos seus apoiadores e à população americana.
Donald Trump, que retornará à Casa Branca como 47º presidente dos Estados Unidos após quatro anos fora do cargo, conquistou a vitória de acordo com as projeções da Associated Press (AP) e da CNN. Trump, de 78 anos, superou Kamala Harris, candidata pelo Partido Democrata, ao garantir a maioria dos 538 votos do Colégio Eleitoral. Até o momento, Trump tem 292 delegados, enquanto Harris soma 224.
A vitória de Trump foi consolidada após sua conquista em Wisconsin, um estado crucial onde Kamala Harris era favorita. Com isso, o republicano alcançou 277 delegados, superando o mínimo necessário de 270 votos para vencer.